"Children See. Children Do."
Howdy, people!
Encontrei este vídeo há vários meses, e desde logo fez parte dos meus favoritos, no YouTube. Se só agora aparece aqui no Bullions, é porque encontrei neste momento, com o recente "escândalo" no mundo da Educação em Portugal, a altura ideal para vos mostrar!
Na última semana, o "escândalo" foi a passagem na TV de um vídeo do YouTube que mostrava uma professora de francês em luta de igual para igual com uma das suas alunas, depois de lhe ter confiscado o telemóvel. Segundo consta, a menina em questão estaría a fazer uso indevido do telemóvel durante a aula (trocando SMS ou mesmo telefonando), e a professora decidiu - e bem - retirar-lhe o aparelho.
A "coisa" deu para o torto quando a jovem decidiu que a professora não podia tirar-lhe a "arma do crime", e começou a gritar e a lutar com a pedagoga pela posse do telefone.
Como se não bastasse a luta de poder entre uma aluna e uma professora, a triste cena foi assistida com risos pelos colegas, e mesmo filmada por um dos colegas, com espírito de realizador de "Reality Shows" da TVI.
Começa a falar-se em erros do Governo... Há psicólogos vêm dizer que os pobrezinhos dos jovens precisam de ser seguidos de perto por profissionais, etc.
Há ainda quem defenda que a jovem tem o direito de ter e usar o telemóvel onde lhe convém. E que a professora é que agiu mal...
Com tanta estupidez, é fácil perceber o estado do país!
Antes de mais, todo este escândalo à volta deste particular incidente só traz de bom que se veja o que se passa normalmente em escolas por todo o país.
Não está em causa ESTE incidente, nem o que acontece a ESTA rapariga! Devemos ver isto como uma amostra do que as escolas Portuguesas, no geral, têm para oferecer, em termos de alunos.
Até certo ponto, concordo com o que diz muita gente, especialmente na TV: que um dos grandes males da nação é a Educação!
Mas o problema é que o que eu entendo como Educação, neste caso, não é o que essas pessoas entendem.
O problema não está, a meu ver, nas reforma curriculares, nas medidas do Ministério da Educação, etc. O problema está mesmo é na (des)educação dada pelos pais, em casa!...
É que, não entendo porquê, as pessoas têm cada vez mais a ideia que a educação dos jovens está entregue, e é da responsabilidade do sistema de ensino... E NÃO É!
O sistema de ensino existe para ENSINAR os jovens. Para educar há umas pessoas especializadas (ou que deveriam ser), às quais se dão os nomes de "PAI" e "MÃE"!
No caso específico, e servindo de exemplo para o que se passa por todo o país, nota-se que esta menina nunca teve uma pontinha de educação em casa. Não digo que se bata nos filhos, pois a educação não necessita dessas medidas.
Mas há que adoptar uma posição rígida e justa quando se trata de dizer que "SIM" ou que "NÃO"!... E quer-me parecer que jovens como esta menina e o "cameraman" de serviço não ouviram "NÃO"s suficientes em casa!
De qualquer forma, acho que o vídeo em cima diz tudo! A Educação de cada criança é uma obrigação de todos nós! Toda a gente que se cruza com uma criança na sua infância e que, à sua frente, opera qualquer tipo de acção, está automaticamente a educá-la para certo tipo de atitude!
Educar não é ser simpático e fazer "as vontadinhas". Educar é saber quando dizer "SIM" e quando dizer "NÃO". E fazê-lo com justiça e autoridade!
Para terminar, quero citar o primeiro vídeo na frase final que, a meu ver, resume este artigo:
"Make your influence positive!" (Torne a sua influência positiva!)
Fiquem bem, malta!... E portem-se mal!
Peace ;p