segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

O Bullions foi a Dakar (ou melhor... a Belém)

Houdy!!!
Tiveram saudades?!... Eu sei que sim! :D

Eu também tive saudades vossas! E peço desculpa pelo enorme atraso neste post!
(Tenho andado muito ocupado...)

No passado dia 5 de Janeiro de 2007 (sexta-feira), eu e o Bull juntámo-nos para aproveitar a tarde em Belém, onde poderíamos ver as máquinas que iriam cruzar o deserto, com destino em Dakar.

Começámos por dar uma espreitadela aos camiões, nomeadamente ao da nossa querida compatriota, Elizabete Jacinto (e não Isabel, como uma senhora ao nosso lado fez questão de a baptizar).

Depois da voltinha na parte dos camiões, chegou a vez dos carros.Claro que demos especial atenção ao nosso tuga, Carlos Sousa, e ao seu Volkswagen Race Touareg 2, que estava equipado com uma caixa sequencial de 6 velocidades e um motor TDi de 2,5 litros, a debitar cerca de 275 cavalos e com um binário máximo superior a 550 Nm.

E claro que também não escaparam à objectiva da nossa potente câmara fotográfica, as "estrelas do Dakar"... Lado a lado, e intercalados, estavam os Volkswagen e os Mitsubishi oficiais!

Do lado dos alemães, os Race Touareg 2 utilizavam um novo motor desenvolvido para o Dakar deste ano. Os "carrinhos" azuis movem-se graças a um TDi de 5 cilindros de 2,5 litros com a potência aumentada para 285 cv (mais 10 que a versão anterior, usada pelo nosso tuga) e com um binário já a rondar os 600 Nm.

Ao volante das máquinas estiveram Carlos Sainz, Ari Vatanen, Giniel De Villiers e Mark Miller, auxiliados pelos respectivos co-pilotos, Michel Perrin, Fabrizia Pons, Dirk Von Zitzewitz e Ralph Pitchford.

Já a equipa nipónica, que se apresentava como favorita, depois de vencer o Rally do Dubai (prova que serve de preparação para o Dakar), serviu-se do novo Mitsubishi Pajero "MPR13", ao volante dos quais estiveram Luc Alphand, Stéphane Peterhansel, Nani Roma e Hiroshi Masuoka.

Nota também para dizer que os nipónicos acabaram mesmo por vencer o Dakar deste ano!
Que surpresa (...ou não)!

Em jeito de curiosidade, falta também referir a presença dos mais pequenos e, claro, acarinhados pela falta de hipóteses: Um Citröen 2cv e dois Fiat Panda Multijet oficiais.

Ainda um parágrafozito para mostrar, com o apoio de uma foto ilustrativa, o posicionamento estratégico de um chafariz destinado a matar a sede a quem passa pelo jardim de Belém (neste caso ficava condicionada esta função, pois se tentássemos, por meio de salto de barreiras, chegar lá, podiam cair-nos 500 seguranças em cima).

Depois de um almoço no internacional McDonalds com sobremesa nos Pastéis de Belém, voltámos à carga para ver as motos e seguir para ver as tendas...

De lá ficou o registo do espírito português que nos deixava ver perfeitamente onde estavam ou não a dar brindes...

Só houve um sítio, que foi a excepção que confirmou a regra, em que não estavam propriamente a dar nada, mas estava à pinha...
Fomos espreitar e... tinha de ser... estava, no meio da multidão, uma rapariga vestida de "odalisca" (ou seja... pouco vestida) a fazer algo parecido com a dança do ventre, munida de um bastão, com que fazia... coisas... :p (infelizmente não temos fotos do momento...)

Por fim, estacionámos perto do palanque de apresentações, para ver chegar ali, depois da zona técnica, os carros que faltavam mostrar-se já prontos para o Dakar.

De toda a tarde, no palanque de apresentações, destacamos 4 coisas...

A presença de buggys monolugares, portanto... sem co-piloto.

A apresentação de Jean-Louis Schlesser...
O histórico do todo-o-terreno mostrou uma simpatia e prestabilidade enormes para com o público e a organização, distribuindo autógrafos, apertos de mão e sorrisos...
E foi brindado com o retorno natural da simpatia do público, claro!

Depois houve a passagem, por duas vezes, do "excêntrico" no seu Range Rover preto, atolado em seguranças e com escolta policial... Uma grande manobra publicitária do Euromilhões.

Por fim, e para estragar a noite, o tão esperado Robby Gordon e o seu Hummer H3 apareceram só por volta das 19h45 (passámos mais de 4 horas em pé só para ver o Hummer H3), e nem abrandou para fotos ao carro, muito menos para falar aos espectadores, coisas que todos antes dele fizeram...

Por isto, e dado que já acabou o Dakar deste ano, fica o meu desejo de que, no ano que vem, Robby Gordon fique preso no deserto e tenha de se alimentar à base de cactos!

(Se levasse uma mordidelazita de uma cobra também não lhe fazia mal nenhum... Ou se calhar fazia, mas eu ficava contente! E também não precisava de ser venenosa... Era só para o susto e para lhe doer um bom bocado...)

Fiquem bem, malta!... E portem-se mal!
Peace ;p

1 comentário:

Bull disse...

Minhas ricas pernas. Depois de vir lá de "cascos de rolha a pé" até Belém (sim, fui eu que não quis apanhar o eléctrico, já sei) ainda passar 4 horas!!!! de pé à espera do "Robin Gordo" que nem sequer se dignou a parar pa tirar a fotografia e depois disto tudo ainda subir a avenida toda desde Belém até ao estádio do Belenenses... não esquecendo que no "internacional McDonalds" a mulher "esqueceu-se" de fazer o desconto de cartão jovem. Valeu mesmo foram os também internacionais Pastéis de Belém.
Apesar de tudo acabou por ser muito fixe.
Ah, eu depois consegui descobrir para que eram os esquis :p