quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Na noite em que morreu o sorriso do Benfica...

Os relógios marcavam 21h30 do dia 25 de Janeiro de 2004.
Em Guimarães, os da casa perdiam frente ao Benfica por 0-1 quando, já em tempo de descontos, Miklos Fehér vê o cartão amarelo por tentativa de atraso da reposição da bola em campo.
Perante a decisão, o 29 do Benfica sorri...

Nos segundos seguintes, Fehér coloca as mãos nos joelhos e cai inanimado no relvado.

Os jogadores encarnados perceberam que se tratava de algo grave e, enquanto um dos atletas o virava de lado, os outros colocavam as mãos na cabeça e choravam convulsivamente.

O primeiro a tentar socorrer Fehér foi Salazar Coimbra, médico do Vitória, que fez respiração boca-a-boca ao avançado encarnado, reanimando-o por uns instantes, mas sem evitar que este voltasse a desfalecer...

É então que Emanuel Salgado, fisioterapeuta do Vitória de Guimarães, procede a uma massagem cardíaca, que estabiliza o jogador. Por todo o estádio ouvem-se aplausos e incentivos a Fehér...

Após alguns minutos de espera, a ambulância chega e, ao entrar para o veículo, o húngaro tem mais uma paragem cardíaca. Manteve-se inanimado até à chegada ao Hospital da Senhora da Oliveira.
Uma vez lá, foi encaminhado à sala de reanimação e ligado a uma máquina de suspensão de vida. Miki até reanimou, mas sempre que a máquina era desligada, perdia a batida cardíaca.

Depois de várias tentativas falhadas, os médicos concluíram que não havia mais nada a fazer pelo avançado húngaro do Benfica.

Eram 23h10... E era confirmada a morte de Miklos Fehér.

Nascido a 20 de Julho de 1979, Fehér tinha 24 anos...

Hoje, 3 anos depois do último sorriso do eterno 29 do Benfica, será rezada na Igreja da Luz, pelas 18 horas, uma missa pela alma do jogador.

Ficam aqui dois vídeos que podem encontrar no YouTube.
O primeiro da autoria do, já conhecido no Bullions, Em4Lyf...

E o segundo feito por xsoccerchick17...

Não vamos dizer "adeus"... Antes diremos "Até sempre, Fehér!"
Porque sabemos que ele tem estado e estará sempre com a equipa dentro de campo!

Fiquem bem, malta!... E portem-se mal!
Peace...

3 comentários:

Anónimo disse...

E viva a humanidade! Sim, porque mesmo não sendo benfiquista sinto sempre uma tristeza ao relembrar este trágico acontecimento...='(

sempre na memória de todos os adeptos de futebol (e outros)...*

Bull disse...

Aliás, no vídeo até se vê cachecóis do sporting e do porto ao pé do caixão (e lembro-me de ver na tv, na altura) e isto sensibilizou-me porque mostra que se podem ultrapassar certas guerras que parecem mesquinhas ao lado de tal tragédia. Quem realmente gosta de futebol viu naqule momento não um jogador do benfica mas um jogador de futebol.

Anónimo disse...

Acho que diria mais...
Quem viveu aquele momento viu, não só um jogador de futebol como, acima de tudo, um jovem de 24 anos que, de repente e sem aviso prévio, perdeu a vida muito antes daquela que deveria ser a sua "hora"!
É isto, aliado ao facto de ter acontecido em directo que acaba por chocar mais!...
Além disso há ainda o facto de ter sido reanimado várias vezes, chegando mesmo a estar alguns minutos consciente, depois da queda, como dá para ver nas imagens quando os atletas e médicos à volta dão pulos de contentamento e há palmas de incentivo por todo o estádio...
O Fehér, não só uniu jogadores de duas equipas que se defrontavam, como uniu todo um país ligado ao futebol! Foi mais forte que todas e quaisquer rivalidades ou inimizades com várias décadas de existência.
Fiquem bem, malta!... e portem-se mal!
Peace...

PS: Descasa em paz, Miki!