quarta-feira, 24 de setembro de 2008

"Ana, tu és BEAUTIFUL!"

Howdy, people!

Aposto que as saudades já apertavam!... Ou então não!
Bom, mas hoje venho falar de alguém que já mereceu um artigo aqui, anteriormente. Agora as condições são outras, uma vez que a personalidade em questão tem o nome espalhado a nível nacional! Não se fala de outra coisa!
Antes desconhecida para a maioria, Ana Free está agora em alta, e o nome e música da pequena estão espalhados pelos principais meios de comunicação do país!



Agora de regresso a Inglaterra, a portuguesa que completou 21 anos no passado dia 29 de Junho, e que fez sucesso no YouTube, esteve em Portugal no Verão, marcando a sua presença com 3 concertos (dos quais, os 2 últimos tiveram a presença inigualável do vosso querido Lion)!

Actuou primeiro na Fábrica Braço de Prata, a 2 de Julho, para algumas dezenas de pessoas, num registo algo intimista onde, dizem as nossas colegas do Mensagem, esteve muito bem!

Foi depois, a 12 de Setembro, com uma actuação espectacular e excelente organização dos promotores do evento (que mereceu já o justo pagamento de 8€ por pessoa), que Ana Gomes Ferreira encheu o Music Box, no Cais do Sodré (que podia estar bem melhor sinalizado)!



A Ana brilhou como uma verdadeira estrela, muito bem acompanhada pelo seu "manager", Blake Brandes (aka DJ Decryption). Juntos levaram a sala ao êxtase, com a nova estrela portuguesa a dar o melhor da sua voz e da sua Gibson J-200 Emmy Lou Harris (a guitarra), e Blake a dominar nas teclas e a arrasar no "beatbox"!
O concerto ficou ainda marcado pela brilhante frase "Ana, tu és BEAUTIFUL!", gritada por alguém do meio da multidão, num intervalo entre músicas, que aproveitou para brincar com o facto de a cantora estar constantemente a dividir as frases entre o português e o inglês!



À saída, o vosso querido Lion foi apanhado por uma equipa de reportagem da RTP, e não escapou aos seus primeiros 7 segundos de "fama", no programa "30 Minutos" de 3ª feira, dia 23 de Setembro...
A atrapalhação é clara e deve-se a uma junção da presença inquietante da bela e talentosa Ana Free (que assinava um autógrafo para mim) e da dupla "microfone + câmara de filmar" que apontavam à minha cara, roubando-me impiedosamente o espaço para respirar!

Depois do brilhante espectáculo no Music Box, ficou claro para todos os fãs, que teriam de marcar presença, na 2ª feira de 22 de Setembro, no Irish&Co. do Parque das Nações!
O concerto começava pelas 22h. Uma hora antes tinha começado o Glorioso na RTP1 e estava, naturalmente, a ser transmitido em directo em tudo o que era televisor naquela mini-avenida de bares do extremo da antiga Expo 98!
À chegada, cerca de 15 minutos antes da hora marcada para a actuação da Ana, o Irish rebentava pelas costuras, e muita gente aguardava o concerto com os olhos postos no jogo que ía dando vantagem às águias sobre o Paços de Ferreira...
Após uma longa demora (pensámos que talvez estivesse à espera que o jogo acabasse), Ana Free entrou naquilo que me custa um pouco a chamar "palco" (era um cantinho à entrada, com um banquinho e um microfone com suporte).
Quando saudou a multidão, isto coincidiu com o golo do Paços de Ferreira, que reduzia a desvantagem para 3-4.



Os minutos iniciais serviram para a Ana aguentar e engolir uma das maiores faltas de respeito que a gerência de um espaço pode infligir a um artista convidado!
Entre os vários televisores ainda a passar o jogo do Benfica no Irish&Co. (já em pleno concerto), um deles estava mesmo por cima da cabeça dela.

Várias foram as ocasiões em que se fizeram ouvir "Ohhh!!!"s e "Ahhh!!!"s de sofrimento com o jogo, que se sobrepunham à música.
Sem falar dos hilariantes 5€ de consumo mínimo que nunca chegaram a ser cobrados, o Staff do Irish achou, com certeza, que a humilhação não era suficiente, e resolveu - após alguns minutos a passar o "Jogo Duplo", de José Carlos Malato, que foi para o ar a seguir ao Paços de Ferreira-Benfica - mudar então para a Sport-TV, onde se discutiam os resultados e lances polémicos de toda a jornada!

Apesar de ter aguentado sempre com boa disposição e toda a classe (no meio da qual chegou a confessar-se Benfiquista, o que mereceu aplauso quase geral), Ana não pôde deixar de soltar um "Mais futebol?!", quando reparou na mudaça de canal.

Também o sistema de som deixou muito a desejar (o microfone chegou até a deixar de funcionar) e, pelo menos para quem estava a ouvir da esplanada exterior (os únicos lugares disponíveis para quem teve a sorte de não ficar em pé à volta do bar - que ainda foram umas boas dezenas de pessoas), o concerto ficou muito aquém das expectativas. E a minha vontade de voltar ao Irish&Co. para assistir a um espectáculo ficou ao nível da de praticar ballet! (nenhuma, portanto... para que não haja confusões!)
Ficou claro que o bar de nome irlandês não está minimamente preparado para receber um artista da envergadura de Ana Free, nem uma enchente de público como foi aquela que marcou presença no Parque das Nações na noite de 2ª feira!



Apesar de manchada pela falta de organização do bar irlandês, a despedida (ou "até já") do público português acabou por ser importante.
Na 3ª feira seguinte, a RTP1 não deixou que a Ana deixasse Portugal rumo a Inglaterra sem um marco positivo, que foi o especial no "30 Minutos", já referido atrás!

Com 3 concertos, uma campanha publicitária e várias entrevistas e especiais (tanto para a televisão como para a rádio), Ana Free deixou uma marca profunda nestes meses em que esteve de volta a casa... E deixa agora saudade enquanto prepara o primeiro álbum (um acústico) em Inglaterra. Depois deverá correr o Reino Unido para o promover e, talvez então, poderá voltar a Portugal para matar as saudades que serão, com toda a certeza, muitas, do seu público "tuga"!

Fiquem bem, malta!... E portem-se mal!
Uma vénia a Ana Free!
Peace ;p

Vídeos publicados no YouTube por:
"anafree", "faithopeforever", "InevitableShaki" e "claudiak90"

Podes ainda espreitar:
"30 Minutos" de 23/09/2008 - RTP
(versão integral)


Fotos e Mais Informações em:
Touched by Ana Free!

Principais Ligações a Ana Free:
Ana Free no YouTube;
Ana Free no MySpace.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ahá! Eu sabia que o teu próximo post ia ser sobre isto! Eu sabia!
Enquanto que tu foste aos 2 últimos concertos, eu fui aos 2 primeiros, e gostei bastante, mas gostei mais do do Music Box, fiquei pura e simplesmente encantada com o Blake :):):)
Quanto a Ana Free, é simpática e gosto das músicas dela, e para os concertos até já temos um grupinho recorrente que teima em chegar lá literalmente horas antes do espetáculo, tanto que ela já nos conhece à pala disso. No entanto das vezes que fui, fomos mais cedo por casualidades, não foi tipo super fãs dos Tokio Hotel que até dormem na rua se for preciso!
Eu acho que a Ana tem estado a ter uma sorte enorme no mundo da música até agora, porque cantores do youtube há muitos, e aspirantes a cantores ainda há mais!
Espero que ela continue com o sucesso e que não faça mais entrevistas com o Alvim da Antena 3, que a que eu ouvi foi uma desgraça total, não sobressaiu nada, antes pelo contrário.
E também espero que um dia destes lhe venha a inspiração para compor em português.
*****

Anónimo disse...

Pois... Podiam era ter-me apresentado a ela, já agora! Se bem que ela deve lembrar-se da minha cara, penso eu...
Sou o rapaz a quem ela pintou o "finger"! lol

A música dela é muito boa mesmo, e ela canta-a como ninguém.
Tem imenso talento, e a continuar assim, ninguém a pára!

Tens razão, quando dizes que há muitos aspirantes a cantores e cantores "a sério" no YouTube.

E, como em tudo na vida, é preciso uma boa dose de sorte, e muito empenho!
"O sucesso são 10% de talento e 90% de esforço."

Isto porque a sorte não se tem, faz-se! E ela soube procurar a dela e, claro, teve a sorte de essa busca dar resultado!

Não ouvi a entrevista com o Alvim, mas tenho pena se correu mal, porque além de gostar muito da Ana, sou enorme fã do Fernando Alvim!
Acho que é dos melhores locutores de rádio, apresentadores de TV e entrevistadores que temos hoje...

Concordo contigo quanto ao português. Percebo que ela prefira escrever em inglês, como muito artista que para aí anda (é só lembrar de Moonspell, David Fonseca, The Gift, etc), mas era simpático ter uma musiquinha em tuga! :p
Talvez quando estiver completamente "instalada" no meio musical.

Fica bem, priminha!
Beijão!
Peace ;p

Anónimo disse...

Olá!
Grande post, Lion! Os meus parabéns...

Eu para falar da Ana Free acho que nunca mais acabo...eu simplesmente adoro todas as músicas dela, acho que ela tem um talento enorme e que o sabe aproveitar muito bem e para além disso é mesmo muito simpática!

Diferente do Lion e da Morgaine eu fui aos 3 concertos que ela deu em Portugal...gostei mesmo muito dos dois primeiros mas depois o terceiro ficou um pouco aquém, nenhuma culpa da Ana mas sim do Irish que não soube respeitá-la e não tem as condições adequadas a um concerto!!

Quanto a essa entrevista com o Alvim...eu também não gostei muito (comparando com outras entrevistas dela), mas acho que ela teve imenso azar com as pessoas que ligaram para lá (tendo algumas mesmo criticado a Ana) e acho que também teve azar com o Alvim (que eu às vezes acho que tem piada, mas que não estava muito inspirado).

Agora é esperar pelo próximo concerto que provavelmente será já em Outubro =)!

Outra vénia à Ana Free!!

bjn**