segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Estamos juntos!"... há 16 anos!

Howdy, people!


Há precisamente 16 anos, a 6 de Outubro de 1992, a televisão em Portugal ganhou um novo colorido.
Nascia a primeira estação televisiva privada do país...
Começavam as emissões da Sociedade Independente de Comunicação... Ou SIC!
Para trás ficavam 35 anos de monopólio da televisão portuguesa por parte da televisão pública, a Rádio-Televisão Portuguesa, ou RTP.

Quando a SIC nasceu, estava o vosso Lion na flor dos seus 4 aninhos. Dentro de pouco tempo haveria de começar a acordar a horas que hoje denominaria de "violentas" para ver os desenhos animados.
Não é de estranhar, portanto, que toda a minha infância, bem como a da maioria das pessoas da minha geração, tenha sido marcada pelo hino que passava no início de cada emissão, pelas 6 horas da manhã.



A música era de Zé da Ponte, e a letra era de Carlos Paulo Simões. Era algo como isto:

"Era Outubro, despertei...
Era dia e gostei!
Olhando à volta, descobri
a íris das mil cores
mais mil amores
e três odores
que eu nunca conheci.

Então gritei:
- "Aconteceu!"
- "Aconteceu!"

Os segredos que sabemos
e as palavras escondidas
são promessas transformadas,
são desejos desvendados!

Não serei eu, mas tu...
A tua força, o teu acordar,
que vai dar lugar, enfim,
ao vibrar de todos nós!

Os segredos revelados
e as imagens coloridas
são realidades nossas,
são vitórias conseguidas!

Não serei eu, mas tu...
A tua guerra, o teu despertar,
que vai dar lugar, enfim,
à SIC de todos nós!

Não serei eu...
Nem tu!
Seremos nós!
A sua televisão independente...
SIC! (SIC!... SIC!...... SIC!.........)"

O logo foi inicialmente desenvolvido por Hans Donner, e tem evoluído ao longo dos anos.
Juntos, logo e hino marcaram o aparecimento da SIC, bem como uma nova era na transmissão televisiva em Portugal! A parcería inicial com a Rede Globo, do Brasil, fez-se notar, não só no genérico (com muitos elementos utilizados pela estação de Vera Cruz em 1991) como também na programação, com as telenovelas brasileiras a dominarem o horário nobre.

Em Maio de 1995, a SIC ultrapassa pela primeira vez a RTP, e torna-se líder de audiências, para só vir a perder o estatuto, em 2004, para a já concorrente, TVI...

Ao longo destes 16 anos, a SIC expandiu-se com uma produtora de cinema, a SIC Filmes (1998), vários canais temáticos: SIC Gold (2000 - 2004), SIC Radical e SIC Notícias (2001), SIC Mulher (2003) e SIC Comédia (2004 - 2006, em substituição da SIC Gold). Nasceram ainda o projecto de uma televisão interna para centros comerciais e espaços públicos, a SIC Indoor (2003), o projecto de solidariedade "SIC Esperança" (2003) e as expansões aos universos da internet ("SIC Online", 2001) e dos telemóveis ("SIC Portátil", 2005).

A marcar estes 16 anos, esteve o regresso a casa do grupo de humoristas Gato Fedorento (começaram na SIC Radical, no programa "Perfeito Anormal", e foram para a RTP, onde passaram as últimas temporadas).



Resta dizer à SIC:
Parabéns!
Obrigado por todos os momentos e programas memoráveis...
Sempre estivemos, estamos e estaremos juntos!

Fiquem bem, malta!... E portem-se mal!
Peace ;p

4 comentários:

Bull disse...

Xii, ao tempo que eu já não ouvia o Hino da Sic... Também eu me lembro de acordar e ir ver os "desenhos animados" a horas que hoje me parecem absurdas (principalmente ao fim-de-semana), mas compreende-se essa absurdice pela outra absurda (hoje) hora de deitar: 21h.
Enfim acho que só esse hino da Sic marcou toda uma geração. Acho que nunca soube mesmo a letra do hino mas também naquela idade eu queria era ver os bonecos...

:B

Anónimo disse...

olá!!parabéns sic!!

Eu sinto-me muito ligada à sic...talvez até demais! lembro-me perfeitamente de vários programas já muito antigos...o buereré, aí os homens, big show sic, ponto de encontro, all you need is love, chuva das estrelas...todos estes programas marcaram a decada de 90 da televisão portuguesa!

Recentemente vejo mais a sic mas muito porque me habituei ao canal, aos rostos (que todos os dias fazem companhia a muita gente pelo país fora) e ao tipo de programas...

Acho que a sic é uma televisão com qualidade e ainda bem que apostam ainda nas novelas brasileiras da globo e em boa ficção nacional (eu prefiro as novelas portuguesas da sic)

Para finalizar queria apenas dizer que espero que a Sic conte muitos mais anos e quem sabe daqui a 16 anos esteja já novamente na liderança!

bjn**

Anónimo disse...

Que nostalgia..Lembro-me de me levantar a horas absurdamente absurdas e de ver a abertura..hoje com 18 anos muito mudou..o que não dava para ter a idade de hoje nos anos 90..Para mim foi uma época nostálgica em que tudo apareceu (telemóveis etc..) houve uma revolução no mundo,mas por outro lado as crianças ainda brincavam a realidade e não a realidade virtual.. Resta-me esperar que mais memoria puras me deixem com uma lagrima no canto do olho de emoçao..e sinal que ca estarei lucido da ponte entre passado e futuro..A sic caiu em desuso muito em causa ás suas novelas brasileiras,tudo o que é demasiado enjoa..Mas gostava de ter a velhinha sic, os programas que realmente interessavam ver,nao estas ****** que hoje aparecem na televisao como castelo branco e etc..

Anónimo disse...

Ola, eu sou mais uma fan da sic! e ando ha meses a procura de uns desenhos animados que davam ja pelo menos ha uns 5 anos, lembro-me d eme levantar as seis e meia da manha so para os ver! e nao me consigo lembrar de todo do nome.. sei como era a historia: dois irmaos apaixonavam-se sem saberem q eram irmaos, acho que ele se chamava mike e estava a estudar fora... qq coisa assim.
alg me pode ajudar a descobrir o nome dos desenhos animados por favor?
obrigada