terça-feira, 27 de maio de 2008

Esta sim, é para assinar!

Howdy, people!


Há dias recebi o e-mail que passo, desde já, a citar:

"DIGAM NÃO ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa!
Húmido sem 'h'? Facto sem 'c'?
E afinal onde fica a etimologia das palavras? A língua tão bem tratada por Camões nasceu em Portugal ou no Brasil? Eu continuarei, orgulhosamente a escreverHumidade, Húmido, faCto, aCto, aCção!!

Caros amigos, Se são portugueses e vos resta algum orgulho nacional, contra o acordo ortográfico, preencham a petição.

Ninguém tem que alterar a sua forma de escrever para que nos entendamos. Nem os portugueses, nem os guineenses, nem os brasileiros! Cada um dos nossos povos lusófonos, tem evoluído e irá continuar a evoluir com as suas especificidades e influências. E é na diversidade que nos identificamos como povos.
Nenhum acordo me pode obrigar a escrever como os brasileiros nem vice-versa.
Um FACTO para mim não é um FATO! Um CÁGADO não é um CAGADO!

Esta imbecilidade só é possível num país tão fraco, com políticos tão fracos e com um povo que tem exactamente o que merece devido ao seu desinteresse por tudo.
Deixarem que o nosso maior património seja adulterado por interesses puramente económicos?!
Acham que os ingleses mudariam a sua escrita porque os americanos são mais? E os espanhóis com a América do Sul? A França mudaria a sua ortografia por imposição do Canadá?

(...)

DIGAM NÃO ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa!"

Apesar de alguns erros de pesquisa, a ideia principal está lá e, especialmente, nesta última frase, diz quase tudo o que gostaria de vos dizer neste artigo...

Sei que Portugal pode ter problemas considerados maiores, no momento, especialmente a nível social, mas isto é algo que, apesar de eventualmente não parecer, marcará a nossa história, cultura e evolução enquanto povo!

Por isso mesmo, peço a todos os Bullionautas (que não têm sido muitos, nos últimos tempos), que se juntem à causa ou, pelo menos, que reflictam (e não "reflitam") sobre o tema... Peço-vos, enquanto Português de orgulho ferido, que não se deixem ficar sentados enquanto assistimos a tamanha barbaridade cultural!

Foi por isso que decidi promover aqui uma das muitas petições contra este Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que andam a circular pela Internet...
Não vos posso obrigar, nem sequer vos pedirei directamente (e não "diretamente") para assinarem.

Peço, ainda assim, que tirem uns 5 minutos do vosso dia para se informarem sobre a situação, pensarem por vós próprios sobre o caso e, se de facto (e não "de fato") concordarem com quem se opõe à medida, assinem então a petição...

Mas, pelo menos, parem um pouco para pensar sobre o assunto. Apelem ao orgulho nacional que tanto parecemos ter quando é para apoiar a selecção nacional, mas sabendo que, desta vez, não há Ronaldo que nos salve... Temos de ser nós a dizer "NÃO!" a esta baboseira!

Pensem... E, se decidirem tentar ajudar a preservar a Língua Portuguesa como a conhecemos, cliquem no "link" abaixo e assinem:

http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/

Obrigado!

Fiquem bem, malta!... E portem-se mal!
Peace ;p

Sem comentários: