sábado, 22 de abril de 2006

Os lugares vermelhos dos autocarros da Carris

Quem costuma andar de autocarro sabe certamente que existem uns lugares reservados a deficientes físicos, mulheres grávidas e acompanhantes de crianças de colo. Pois bem, eu não tenho nada contra os ditos lugares lugares, até acho muito bem que existam tais lugares, mas realmente há situções que são... digamos... estúpidas. Por exemplo,isto já me aconteceu, sentar-me num desses lugares e apanhar alguém que reclame um lugar, e depois é ah e tal... porque é jovem... porque são sempre os mais novos a levantarem-se e se por acaso não se levantam as outras pessoas começam logo a olhar de lado e a abanar a cabeça e a murmurar: "ai estes jovens, ainda são tão novos, têm boas pernas para andar e para estar e pé", não importa que tenham uma mochila de 200 kg às costas ou que tenham acabado de ter um treino super cansativo de um desporto qualquer (sim, porque nós também temos vida! e também, pasmem-se, podemos estar cansados). Mas eu até me levanto pois acho que os lugares também são destinados aos idosos (apesar de isso não estar escrito em lado nenhum). O que por vezes acontece é que chega alguém que tenha direito ao lugar e vou eu muito distraído a olhar para a janela e nem se quer dou conta dessa pessoa. O que acontece é que após os olhares e murmúrios há sempre alguém que faz o sacrifício de se levantar resmungando:"Olhe tome lá o lugar... há pessoas que não têm sentido cívico nenhum..." (aqui tiro a minha atenção da janela e olho para o levantante*). Invariavelmente a outra pessoa responde sempre: "Ah não! deixe-se estar. Quem se devia levantar não era o senhor/a!", "Ora essa, não me custa nada!" (pois não... vais sair na próxima paragem...) e lá se acaba por sentar no lugar devido. Eu até fico envergonhado se ficar ali o resto da viagem e prefiro ir em pé. Eu só peço uma coisa: AVISEM!! se eu vou a olhar para a janela como é que querem que adivinhe que está uma pessoa a precisar do meu lugar?!
Há tembém outras situações, mas estas são caricatas. Imaginem uma autocarro vazio, apenas ocupado nos bancos vermelhos. Agora, entra uma pessoa que diz que se quer sentar. Eu acho muito bem que se sente, mas por favor! O autocarro vai vazio! Ninguém diz que não se podem sentar nos outros lugares! (Claro que nunca acontece com um autocarro vazio, mas quase sempre há ouros lugares à disposição).
No outro dia sentei-me num desses bancos. Não foi de propósito, mas eu também estava aleijado num joelho e calhou sentar-me num desses bancos, e pensei: "Com a sorte que eu tenho há-de vir alguém querer sentar-se aqui. E depois como é que eu explico que também estou aleijado?! Lá vou ter que migrar para outro lugar..." Porque eu aparentava estar bem e se viesse alguém, ninguém se ia levantar porque ia ficar tudo à espera que eu me levantasse, e como não está escrito em lado nenhum que tenho de ser eu a levantar-me iria ficar calado à espera dos murmúrios e olhares de soslaio mandados pelos levantantes e sentantes*. Mas vá lá, tive sorte, não veio ninguém mais aleijado do que eu e eu pude permanecer no meu lugar o resto da viagem.
E pronto... podia ficar aqui o resto do tempo a falar-vos de bancos de autocarro (sucedem também muitas peripécias nos bancos lá do fundo), mas podem aliviar-se porque não vou.

*Levantantes e sentantes - Pessoas que estão a realizar o acto de se levantarem ou sentarem. (escusam de ir ver ao dicionário porque não está lá, foi mesmo uma palavra inventada por mim).

:B

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente ctg!! pq é q as pessoas n se limitam a pedir o lugar em vez de mandarem aqueles olhares como se estivessemos a cometer um crime!!! a mim tb já me aconteceu mtas vezes, tipo eu vou DE COSTAS!! q eu saiba n tenho olhos na nuca!! Enfim, depois conto-te umas historias engraçadas nos autocarros!!bjsssss

Anónimo disse...

Esses jovens malandros vão para os autocarros ocupar os lugares que nos pertencem. Nós temos dificuldades em fazer movimentos bruscos, tais com tocar no botão de "stop", ou mesmo levar o rabo da cadeiras. Logo aqueles lugar facilitam-nos a vida... Quanto aos velhotes eles que se lixem não têm de andar de autocarro porque não trabalham, já estão reformados.

C.O.M.I.D.A. (Comité de Obesos Mórbidos Incansavelmente Devoradores e Animalescos)

Unknown disse...

Hoje aconteceu me uma situação do género, estou gravida de 4 meses e sentei me num desses lugares, o unico livre. Comecei a ver os idosos a olhar pra mim e a fazer murmúrinhos. Quando sai na minha paragem sairam 2 velhas que nas minhas costas começaram a dizer "Ah uma menina jovem ali sentada qd havia tanta gente a precisar, nao sabem ler nem respeitar...", a minha reacção foi tirar a caderneta da grávida e meter lhe a frente dos olhos e disse "Se eu n sei ler a Sra. tb nao!" Logo a outra velha virou se e disse "Nao seja mal educada pra Sra., n fale assim! ". Que eu saiba os lugares estao reservados tb a gravidas e n especifica o nr de meses, mas como gravidez n e doença mas sim uma condição e pk a Sra. andou mts anos gravida (gravidez sao 9 meses) eu n tenho direito de me sentar ali... na cabeça dela! Tb n diz la idosos, portanto os idosos do nosso país consideram se todos uns deficientes...