segunda-feira, 17 de maio de 2010

Hipocrisia...


Howdy, people!
Isto é que tem sido uma temporada de ausência, não foi?! Espero que tenham aproveitado, porque acabou-se o descanso...
Tanta coisa a escrever que nem sei por onde começar. Esperem. Já sei: Hipocrisia!

Nos últimos dias falou-se do caso de uma professora de 25 anos que dirigia as AEC (Actividades Extra Curriculares) do 1º ciclo no agrupamento de escolas de Torre de Dona Chama, em Mirandela, que posou nua para a conceituada revista masculina "Playboy".
A docente, Bruna Real, foi entretanto afastada do contacto com alunos e Encarregados de Educação.

A solução, diz o autarca da localidade José Silvano ao DN (ver notícia), passa por dar outras funções dentro da autarquia à professora, mas fora da escola. Diz o mesmo senhor que "As pessoas não podem ser discriminadas pelas suas opções".
Pergunto eu: Ah não?! Então porque é que se afasta das escolas uma pessoa com formação de docente?!

Muitas pessoas ficaram em choque e dizem que é inadmissível que uma pessoa que posou nua para uma revista masculina dê aulas a crianças. Diz-se que é um mau exemplo para os menores.

Menores, esses (acrescentaria eu), que NÃO ERA SUPOSTO TEREM ACESSO À PLAYBOY!!!
E de quem é a culpa que as criancinhas tenham visto a professora nua?! É dela?! Claro que não! É dos HIPÓCRITAS dos papás e das mamãs!


Quanto a mim, a não ser que a professora tenha aparecido nua em frente aos alunos numa das AEC (coisa que acho altamente improvável), não há NADA de que se possa acusar esta jovem senhora! O mundo infantil das escolas é completamente separado do mundo dos adultos representado pela Playboy, e não cabe à professora fotografada evitar que choquem. Afinal, os primeiros educadores das crianças são os seus pais e Encarregados de Educação, e são eles que devem evitar que estas tenham acesso a produtos que lhes possam ser prejudiciais!

Fico triste ao notar que ainda há tanta Hipocrisia e mente fechada neste nosso Portugal. Eu teria reservas em deixar os meus filhos ter aulas com pessoas que achassem que esta docente deve ser penalizada por esta escolha. Não quereria hipócritas sem moral a estragar a educação aos meus filhos.

Como não poderia deixar de ser, já foi criado um grupo (que aproveito para promover) de defesa à senhora Bruna Real, no Facebook:

Aproveito para deixar os parabéns pela excelente produção fotográfica, não só à Playboy, mas à Bruna Real, apesar de ainda só ter visto estas imagens que aqui coloco, dos promotores do grupo acima referido.


Boa sorte e força, Bruna, na luta contra a hipocrisia!
Fiquem bem, malta!... E portem-se mal!
Peace ;p

PS: I gotta feeling... que Portugal, além de não passar da fase de grupos do Mundial, continua a ser o mesmo país atrasado e retrógrado de sempre, embora por vezes disfarçado com nuances de modernidade.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá filhote, gostei do teu post, concordo contigo e não é por seres meu filho porque como sabes ás vezes discordo em alguns assuntos, mas neste concordo inteiramente e fico orgulhosa de ti, bjs

Anónimo disse...

Olá!

Não sei bem o que pensar sobre a terem afastado das suas funções, na verdade acho que não concordo.

Agora o que me parece é que há certas profissões onde é preciso ter algum cuidado e saber o que se pode ou não fazer, porque as coisas têm consequências, e uma professora ir posar para a Playboy, acho uma ideia um bocado infeliz, mas pronto, whatever, cada um abe o que faz e depois tem de viver com as consequências da ua escolha.

Bjs**

P.S. Finalmente um post novo no Bullions!

Anónimo disse...

Só mais uma coisa, os miúdos iam conseguir essas imagens de qualquer forma, não era preciso serem os pais a mostrá-las, duvido muito que o tenham feito, aliás. Imagina-te um adolescente que sabias que uma professora da tua escola tinha pousado nua para a playboy, o que é que farias? Nem era preciso que fosse a tua professora.

Não estou a condená-la, só acho que foi uma ideia triste.

Anónimo disse...

Howdy, priminha.
Obrigado pelo regresso e por comentares.
Não vou prometer nada mas estou a tentar obrigar-me a não deixar o Bullions enferrujar outra vez, assim como em empenhar-me e mexer-me em outras áreas também, nas quais me tenho deixado perder alguma embalagem.

Quanto ao teu comentário ao artigo:

Não digo que lhes tenham mostrado, obviamente. Sei perfeitamente que os miúdos de hoje podem ver as coisas até na net e sabem perfeitamente como as encontrar.

Digo é que isso não é nem deve ser da responsabilidade da professora. E seja uma revista masculina, um filme para adultos, um jogo violento ou música desapropriada para menores, os máximos responsáveis são e terão sempre de ser os pais!

Claro que dá jeito ter bom senso e pensar que a verdade é que a esmagadora maioria dos pais (especialmente pais jovens) e também os "avós" deste país são irresponsáveis e hipócritas. Mas mais uma vez reforço que não é obrigação dela, e não devemos por-lhe esse peso em cima dos ombros!

A senhora tomou a opção de posar nua para a Playboy, o que tem que ver com a vida dela fora da escola - logo, paralela e fora do interesse do seu primeiro empregador. Podemos ter opiniões quanto a se o faríamos ou não. Se achamos bem ou não. Mas nunca fazer disso um qualquer tipo de atentado à escola ou às crianças.

Repito que ela não posou nua para o jornalzinho da escola, mas para uma revista masculina, feita para adultos.
Seja como for, o que fez está perfeitamente dentro dos seus direitos...

Quanto a viver com as consequências das nossas escolhas. Concordo e discordo!
Sim, tem de saber aguentar a rebarbadice e o reboliço à sua volta por ter aparecido nua numa revista. Mas não é aceitável que tenha de aguentar ser prejudicada profissionalmente por causa dessa escolha, uma vez que (mais uma vez, repito) a escola e a autarquia não têm nada que ver com a vida privada da senhora!

Por fim. Os pais não querem que os filhos a vejam nua, então tentem (por mais impossível que possa parecer) que as crias não tenham acesso a esse material - o que, desde SEMPRE é impossível... a curiosidade das crianças por essas coisas é mais do que antiga e sempre arranjámos (enquanto crianças) maneiras de a satisfazer! Não culpem é a senhora pela incompetência ou "impotência" dos papás!

Mais artigos virão, se tudo correr bem, brevemente.
Obrigado pela presença activa, priminha. Vamos dar vida ao Bullions! :D
Beijão!
Peace ;P