domingo, 4 de janeiro de 2009

Quando a "autoridade" dá o exemplo...

Howdy, people!


Hoje venho aqui mostrar-vos a pequena reportagem fotográfica feita no parque de estacionamento do centro comercial LoureShopping, há quase um ano atrás.

As fotografias foram tiradas a 18 de Fevereiro de 2008, pelas 20h, e mostram um carro-patrulha da Polícia de Segurança Pública a ocupar um lugar destinado a grávidas, idosos e condutores com crianças de colo.

Parece-me óbvio que o "senhor guarda" não se enquadra em nenhuma das situações. E mesmo que se tratasse de alguma emergência (o que não me pareceu, sendo que não havia senão calma dentro do centro comercial), não faltavam lugares de estacionamento que obrigavam apenas a mais uns passitos até à entrada do centro comercial do que o dito lugar reservado.


Não quero com isto estar a tentar denegrir a imagem de ninguém, nem fazer nenhum tipo de campanha contra as autoridades, que tanto são necessárias e importantes para o bom funcionamento da nossa sociedade.

Quero antes dizer um "ai ai, que isto não se faz" a todos os senhores agentes da autoridade que, volta e meia, fazem destas coisas, passando a ideia de pensarem estar acima da lei.
(O que não quer dizer que, em alguns casos, não pensem mesmo. Basta pensar nos vários casos que aparecem, todos os anos, relativos a abuso de poder, por parte das autoridades.)

Não quero também estar a atacar o(s) agente(s) responsável por esta situação em específico. Tanto que tive o cuidado de ocultar a matrícula do automóvel.

Penso apenas que deve haver mais cuidado por parte das autoridades, até pela imagem que passam para fora. Trata-se, neste caso, de um desleixe em termos de relações públicas. Um desleixe que poderia, muito facilmente, ser chato para o senhor agente ou para a própria PSP, caso tivesse havido uma acção mais a sério.
Afinal, se esta situação prevê uma coima de €60 a €300, não seria nada escandaloso se o agente em questão fosse obrigado a pagar a dita quantía (a meu ver sería a quantia máxima, havendo a agravante de ser um agente da autoridade e, portanto, alguém que, acima de todos, tem o dever máximo de fazer respeitar a lei).


Enfim... É bonito quando a autoridade dá o exemplo!

Vamos lá ter cuidado onde se estaciona o rodinhas, senhor guarda!

Fiquem bem, malta!... E portem-se mal!
Peace ;p

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que disseste. Têm uma grande lata alguns agentes da autoridade...Isso da multa é que era muito bem feito. Que moral é que esse polícia depois têm para ir passar multas a alguém, nenhuma!
E incentivar-se a perda de respeito pela autoridade é um caminho arriscado e perigoso, que começa com cenas destas.

***