domingo, 9 de setembro de 2007

IURD - Instituição Universal para Roubo de Dinheiro

Howdy, people!
Resolvi falar hoje de uma das mais importantes e famosas instituições de crime organizado e, neste caso, permitido pela autoridade e pela lei dos países onde é praticado.

Antes de começar, devo afirmar aqui (não me lembro se alguma vez o disse, anteriormente) que sou Católico ("Não-praticante", na distorcida definição de outros crentes, pois não compareço, por hábito, à missa.). Acredito em Deus, e que somos todos vigiados e, por vezes, ajudados por essa entidade sobre-humana. Acredito que Ele olha por nós e que coloca as provações no caminho que é a nossa vida, de modo a ensinar-nos e a testar-nos enquanto seus filhos e seguidores.

A religião Cristã é, talvez, uma das maiores e com mais seguidores do Mundo, possivelmente a maior. E como em tudo, há quem se tente aproveitar da fé das pessoas.
O problema é que, quando se junta a fé desmedida à falta de cultura e de educação, os resultados podem ser os que podemos observar em algumas Igrejas, no caso, na IURD (Igreja Universal do Reino de Deus).


A IURD tem, segundo fonte não totalmente segura (como adverte o sítio) da Wikipédia, o seu nascimento em 1977 (em 1979 adoptou o nome pelo qual é conhecida) num bairro do Rio de Janeiro, no Brasil.
Edir Macedo, na altura pregador de uma igreja evangélica, decidiu criar a sua própria empresa - digo, igreja.
Fundou a IURD com um sócio - digo, amigo pregador, Romildo Soares. Depois da fundação, Romildo terá decidido enveredar por outro caminho, e criou a sua própria igreja, a Igreja Internacional da Graça de Deus (provavelmente estavam em desacordo quanto à divisão dos lucros).


Hoje em dia, a IURD é uma das instituições - digo, igrejas - mais bem sucedidas do Mundo, tendo-se estendido a vários países. No entanto, a sua maior fonte de receitas - digo, fieis - é o Brasil. Utilizando a desmedida fé, o desespero e a falta de cultura dos crentes, os dirigentes da IURD têm feito crescer cada vez mais este negócio - digo, esta igreja - de forma avassaladora.

Hoje em dia utilizam-se os slogans (digam lá que não é uma empresa): "Jesus Cristo é o Senhor" e "Pare de Sofrer". Este último, claramente pensado para atingir o público mais indefeso cultural e intelectualmente.

Alvo de várias polémicas, que vão desde o desrespeito pelas outras religiões (se é que podemos chamar ÀQUILO religião),
e como se pode ver no primeiro vídeo desta postagem, até ao transporte (ou tráfico) de milhões de Reais (moeda brasileira) em malas de mão, por parte de dirigentes e "pastores", a IURD mantém nas suas vítimas - digo, seguidores -, a sua fonte de enormes receitas.


Nos vídeos (já com alguns anos de existência) podemos ver algumas pérolas do que se passa e tem passado dentro dos "templos" e nos estúdios de televisão (sim, porque - sabe-se lá de onde vem - há dinheiro para ter uma estação de TV própria) desta igreja.

A título pessoal, não sei se tenho nojo dos "pastores" (que se aproveitam descaradamente da fé alheia), ou raiva das pessoas que os sustentam.
Mais ainda, como Católico, sinto-me revoltado e ultrajado pela utilização de símbolos de fé (uma coisa séria, que deve ser respeitada) para fins tão mercenários.


[Em relação ao último vídeo, veja-se a que extremos se chega no que toca a queimar neurónios aos crentes. Deitar abaixo uma das maiores cadeias de Banda Desenhada, Desenhos Animados, Cinema e produtos infantis só vai ajudar a que os pais tenham mais dinheiro para enterrar na IURD... estarei errado?!]

Fiquem bem, malta!... E portem-se mal!
Peace ;p

5 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer ofender directamente nenhum crente, para mim este tipo de seitas são ridículas, assim como é ridícula a Igreja da Cientologia, e as pessoas que acreditam verdadeiramente naquilo não passam de inocentes e ingénuas vítimas de burla. É crucial que se abra os olhos, existem religiões que oferecem a mesma paz interior, que ajudam os seus crentes sem pedir nada em troca, não exigem percentagens do ordenado a ninguém! Por aí se vÊ a honestidade de uns e a falsidade de outros, não se deixem iludir por falinhas mansas nem pelas petas que eles inventam, sejam racionais!

*****

Brunàá disse...

Hoje 16 de agosto, vemos que nenhuma acusação foi injusta e infundada. O que me mais me questiono é como a rede Record quer mostrar obras acistenciais da Igreja sendo que onde vivo existem varías pessoas carentes e nenhuma ajuda é repassada a elas, porém outras igrejas católicas e envangelicas doam cestas básicas.
Abraços.

Anónimo disse...

EU PESSOALMENTE NÃO TENHO RELIGIÃO ACREDITO EM JEOVÁ O PAI JESUS CRISTO SEU FILHO UNIGÉNITO E O ESPIRITO SANTO. ACHO QUE AS PESSOAS SE CREEM EM DEUS DEVIAM ESTUDAR A BIBLIA SAGRADA. JESUS PREGAVA NAS SINAGOGAS E MATARAM-NO E PREGAVA PARA MILHARES DE PESSOAS NA RUA. PORQUE OS GOVERNOS NÃO COMEÇAM A COBRAR IMPOSTO DAS RECEITAS DAS IGREJAS??? NÃO INTERESSA NÃO É??? POIS O GOVERNO FARIA MELHOR COBRAR AS IGREJAS DO QUE AUMENTAR O IVA AOS POBRES PORTUGUESES QUE NEM 500€ GANHAM POR MÊS..... AQUI FICA UMA SUGESTÃO PARA PENSAR -
MARIA DA GRAÇA . PORTO PORTUGAL ...
JESUS ABENÇÕE QUEM O SIGA COM LEALDADE SEJA DE ONDE SEJA ,SEM DISTINÇÃO DE PESSOAS . ABRAÇO

Anónimo disse...

SE O GOVERNO COMEÇAR A COBRAR IMPOSTO AS IGREJAS TALVEZ NÃO HOUVESSE TANTAS EM PORTUGAL .

Anónimo disse...

Eu sou tetemunho vivo da universal enquanto ficam falando injustica .igreja pastor bispo religiao ninguem salva so jesus eo caminho a verdade e a vida deixa o prazer da carne equeca esse mundo podre seja obediente aDEUS seja dizimista ofertante te entrega 100% ele te dara paz alegria que todo teu dinheiro nao da todas igrejas te levam aDEUS nao se nao for por mim niguem vem ao pai jesus abrao seus olhos iluminate esta tomando conta do mundo musicas tv cinema sublinhar da xuxa ao contrario