sábado, 1 de julho de 2006

Ford Mustang... o desportivo; a estrela de cinema;... a lenda!

Sei que já escrevi sobre ele no início do blog, mas na altura foi apenas um textinho apaixonado de um amante dos automóveis e, em especial, do Mustang (eu). Decidi, então, contar, com objectividade e fora de paixões, a história deste cavalo selvagem... o Ford Mustang!

O "embrião" da lenda começou a formar-se quando, nos finais dos anos 50, Lee Iacocca, posteriormente presidente da Chrysler, começou a sua carreira como vendedor na Ford.
O seu talento e capacidade de trabalho levaram-no, em apenas 5 anos, a vice-presidente e director geral da marca norte-americana.

Tendo conseguido interpretar o desafogo económico do início dos anos 60, Iacocca quis um automóvel que trouxesse prazer aos seus utilizadores, e ao mesmo tempo tivesse um preço acessível.

Assim, em 1964 nascia a lenda quando, em Nova Iorque, era apresentado ao mundo o Ford Mustang!
Consistia num automóvel de 4 lugares, mas que apelava ao espírito desportivo, principalmente graças ao capot longo e entradas e saídas de ar presentes na carroçaria. O facto de ter uma bagageira pequena e um espaço interior escasso dava a sensação, aos ocupantes, de se encontrarem num desportivo muito compacto.

De início, o Mustang apresentou-se com um motor de 6 cilindros em linha, de 2,8 litros, a debitar 101 cavalos às 4000 rpm. Naturalmente, havia uma opção para os mais exigentes, de um V8, de 4,2 litros e 164 cavalos (também às 4000 rpm).

Com o sucesso e o passar dos anos, a Ford foi aumentando a potência aos dois motores, com o de 6 cilindros em linha a ganhar uma versão de 120 cv e o V8 a ganhar versões de 195 e de 220 cv.
Mais tarde, a célebre versão 289, com os seus 270 cv, abriu ao Mustang as portas da competição!

O mais belo automóvel do mundo sempre foi uma vedeta, mesmo no grande ecran...
Ao longo da sua história, vários foram os filmes em que a pérola da Ford apareceu com grande protagonismo, desde "Bullit", em 1968, com Steve McQueen.

A carreira desta estrela no cinema dura até hoje, por exemplo, com o filme "60 seconds", em que a personagem de Nicholas Cage tem a missão de roubar 50 carros de alto prestígio, sendo o mais importante "Eleanor", uma personagem interpretada por uma das versões do Mustang criadas pela lenda Carroll Shelby, o GT500, que foi posteriormente trabalhado por uma equipa liderada por Chip Foose.

O mustang continua a evoluir, sem nunca deixar as suas origens para trás, como mostra o novo Mustang, desenhado com base no original de 1964!

Ainda assim, não há amor como o primeiro, e não há, com certeza, Mustang como o original!
O carro a que Shelby, um dia, quando o convidaram a fazer a primeira versão desportiva do modelo, chamou de "carro de mulher", é ainda hoje, um dos maiores ícones dos carros desportivos, e uma das maiores lendas da história automóvel!

Fiquem bem, malta... e portem-se mal!
Peace ;p

3 comentários:

V.P. disse...

Portugal é o maior!!!!!!!!!!!!!
Ricardo foi excelente!!!!!!!!! 0-20
20

Anónimo disse...

What a great site » » »

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! hardcore picture sex worldsex.com High heels sexy legs big cock hardcore porno Voyeur athletes Paris hilton 11