terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Há coisas que levo a mal!

Howdy, people!


Estamos a dia 24, dia de Carnaval, já se passaram várias noites de folia por este país fora, e o Bullions ainda não desejou sequer um bom Carnaval aos bullionautas!
Mas que vergonha!




Ainda um tanto embaraçado com o atraso, desejo a todos os bullionautas um Carnaval cheio de alegria, folia e muita festa... Mas sem samba, por favor!

Ora, a questão é a mesma de todos os anos:
Temos Carnavais de terras e terrinhas a chamarem as pessoas para verem desfilar as suas "tipicamente portuguesas"... escolas de samba!




Sinceramente não consigo entender, e dá-me raiva ver os noticiários nesta época. Normalmente mostra-se muitos Carnavais e, entre eles, o de Ovar, da Mealhada ("o mais luso-brasileiro de Portugal", disse o organizador à SIC, cheio de orgulho), Santarém, etc. Tudo com as suas escolas de samba, reis e rainhas, bem como as bailarinas cheias de penas e (poucas) roupas coloridas, a fazer lembrar as aves tropicais que temos em Portugal... Espera... Temos aves tropicais?!?! Só me lembro dos pombos que passam a vida a cagar as cidades, e dos pardais que o meu avô apanhava no quintal para petiscar.

Em contraponto com este geral abrasileiramento das festas portuguesas, há umas poucas que vão mantendo orgulhosamente as tradições lusas, e que merecem portanto o meu maior e mais fervoroso aplauso!



Torres Vedras é o Carnaval que, sendo dos mais concorridos, fá-lo mantendo as tradições lusitanas que, ao contrário do Brasil onde é VERÃO, não envolvem meninas a abanar o "bum-bum" em vestes diminutas.

Não tenho nada contra meninas a abanar o "bum-bum" em vestes diminutas, atenção! Gosto até imenso de ver meninas a abanar o "bum-bum" em vestes diminutas!

O problema é que a maior parte das meninas que se vêem a abanar o "bum-bum" nas escolas de samba portuguesas - e vão desculpar-me o eventual machismo -, não estando inseridas no contexto socio-cultural brasileiro, não têm por hábito passar o ano todo a trabalhar o corpo de propósito para, no Verão e, em especial, no Carnaval, poderem exibir autênticas esculturas com ajuda das tais vestes diminutas (que, volto a lembrar, usam-se porque: 1- O Brasil é um país tropical e, portanto, maioritariamente quente, e 2- nesta altura eles estão no VERÃO!).




Assim sendo, enquanto as brasileiras exibem as suas trabalhadas, bronzeadas e suadas curvas nos sambódromos brasileiros, as portuguesas acabam por exibir e balançar as suas desleixadas e brancas banhazitas, arrepiadas de frio, usando dos mesmos adornos (que fazem sentido NO BRASIL) que as bailarinas brasileiras.

Mete-me raiva porque, ao que parece, os portugueses não entendem que, se as tradições são como são, isso tem que ver com a cultura, geografia, clima e tantos outros factores característicos dos vários países!

Os Carnavais no Brasil, nomeadamente no Rio de Janeiro, são realmente festas lindas e espectáculos de nível mundial, sem igual. Mas cada um com suas tradições, e o Carnaval brasileiro é algo que não faz sentido fora do Brasil!

E se as brasileiras usam penas coloridas e pouca roupa, isso deve-se ao facto de viverem num país onde, nesta altura, o calor é abrasador e onde têm a maior floresta tropical do Globo, onde abundam, animais tropicais (entre eles as já referidas aves), e ainda cuja história está intimamente ligada com as de várias comunidades indígenas, onde são baseados os "disfarces".

Os únicos indigenas (e fazendo uma ligação ao antigo termo "selvagens" para os descrever nas sociedades ocidentais) que temos em Portugal, são os Super Dragões, e não vejo quase ninguém vestido de macaco nos desfiles!!!




Enfim, deixo ainda uma nota para dar mais um aplauso, desta vez ao Carnaval de Cabanas de Viriato e à sua típica Dança dos Cus, que tanto contrasta com o Samba ("típico" de outras regiões do país).

Fiquem bem, malta!... E portem-se mal
Peace ;p

Vídeos do YouTube por:
Bogolha, JornaldaMealhada, BrazilView e cabanas3430.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que não é preciso acrescentar mais nada, disseste tudo e eu estou plenamente de acordo.
Beijinhos***

C.Valladares disse...

Concordo em género, número e grau! Cada país deve seguir suas tradições e jamais abandonar a sua cultura. É ridículo ver "clonagens" do Carnaval carioca em Portugal e principalmente ver mulheres com roupas minúsculas num frio de rachar!

Viva o Carnaval do Rio de Janeiro!
Viva o Carnaval de Torres Vedras, tipicamente português!

Beijinhos.