sábado, 3 de março de 2007

"Acreditas em Amor à primeira vista, ou tenho de passar aqui duas vezes?!"

É uma pergunta comum, quando conversamos para conhecer melhor alguém ou mesmo quando queremos simplesmente "bater couro". Há até piropos famosos que se baseiam na existência ou não desta sensação controversa (ou deste sentimento... como queiram). Quem não conhece aquela famosa frase de engate "à trolha"... «Acreditas em Amor à primeira vista ou tenho de passar por aqui duas vezes?!»?
Já tive uma grande conversa sobre o assunto com o meu maravilhoso grupo de amigos, durante uma tarde numa praia em Vila Nova de Milfontes e, a pergunta que se coloca é muito simples mas, a meu ver, a resposta exige algum cuidado.

«Existe ou não "Amor à primeira vista"?»

Cá para mim, responde-se muito rapidamente: Existe, naturalmente!

[Podem dar a vossa opinião, deixando-a num lingotezito no final desta postagem, se acharem que estou errado (ou mesmo se acharem que tenho razão, estão à vontade), mas é assim que vejo esta questão]

O chamado "Amor à primeira vista" não só existe, como é também das coisas mais banais neste complicado tema que é o "Amor".
De facto, quase sempre que alguém se apaixona, tudo começa à primeira vista!
Nós começamos a gostar de uma pessoa a partir do sorriso, dos olhos, do nariz, do cabelo (eventualmente até do par de mamas ou mesmo das nádegas definidas e cinturinha de princesa). Depois desta aproximação física, mordemos o "isco"!
Claro que depois há um moroso processo de conhecimento aprofundado que, tanto pode completar a "pesca" como fazer-nos soltar o "anzol", mas aquela primeira impressão está lá e é absolutamente crucial!
Claro que, por ser extremamente importante, não tira importância ao resto!... Pessoalmente não acho que poderia estar com uma rapariga que, por muito atraente que fosse, não me despertasse interesse a nível intelectual, ou uma rapariga que tivesse aquilo que definimos como um "feitiozinho de m****! Mas também não daria resultado uma relação com uma rapariga que, com tudo isto, não me atraísse fisicamente.

Devem estar já a dizer: «Espera lá! Mas este tipo está a falar é de atracção física!... Não é Amor!»
Pois é!... Trata-se realmente de atracção física. Mas o que é o Amor senão a atracção, física ou não, entre duas pessoas?!

Tirando o "Amor fraterno", o "Amor de adepto" (para maluquinhos da bola), o "Amor automóvel" (tão comum nos homens... como percebo este Amor) ou mesmo a Amizade, que pode ser considerada uma forma de Amor... Partindo do princípio que o "Amor" aqui em questão é aquele que existe apenas entre 2 pessoas de sexos opostos (ou do mesmo sexo, confirmando-se a existência de Amor numa relação homossexual), que definição mais lógica e directa do que "atracção" é que me podem dar para "Amor"?!

[E não vale dizer que é «(...)fogo que arde sem se ver(...)», «(...)ferida que dói e não se sente(...)» ou mesmo «(...)um contentamento descontente(...)»!]

A questão é simples!... Romantismos à parte, o dito "Amor à primeira vista" pode existir ou não, dependendo do significado que lhe atribuímos!
Se estamos a pensar num Amor profundo e verdadeiro, de dedicação de vida e assim, claro que não existe! A não ser que sejas o Príncipe Encantado e a tua "mais-que-tudo" se chame Floribella, perdão... Cinderela!
Mas, se por outro lado, lhe atribuirmos o significado mais racional e lógico, que é o de uma atracção, claro que existe, mesmo para quem «a beleza não conta»!

Já agora!... E a beleza... Será que conta?
[Fica aqui a pergunta...]
Fiquem bem, malta!... E portem-se mal!
Peace ;p

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Olhem eu n acredito nem um bocadinho no amor á primeira vista. Se algum rapaz me dissesse que foi amor logo ali eu diria: "Ah....vai gozar com outra tá?" xD

Mas se o rapazinho fosse giro a coisa mudava de figura e assim diria: Ah...ok, fico aqui para ver" (ou alguma coisa do género, se é que me saia alguma coisa).

Portanto acho que já respondi á questão...a beleza também conta muito hoje em dia! ;)

bjinhos***

JoaoPedro disse...

Ora bem, eu não acredito propriamente no "amor à primeira vista". Acredito, isso sim, no "interesse à primeira vista"! Chamemos-lhe um "click"... É um click que se sente quando se conhece uma pessoa e algo em nós nos diz que é uma pessoa interessante e com quem nos daríamos muito bem. Não tem a ver com o facto de ser uma pessoa "bonita" (segundo os "padrões sociais") ou não, tem a ver com o que nós sentimos em relação a essa pessoa.
Por falar em "padrões sociais", aproveito para divulgar uma frase muito triste que uma vez me saiu, aí por volta do 8º ano: "eu só gosto de raparigas feias"... Which [trocadilho... =P ] is NOT true! O que eu queria dizer na altura (e não tive oportunidade para explicar...) era que os "padrões" de beleza adoptados pelos rapazes da minha idade não coincidiam com os meus. Ainda hoje não coincidem! Sinceramente, estou farto de ver raparigas "pseudo-tias" extra-bronzeadas com óculos que ocupam metade da cara e pulseiras e cintos e calças e tops e camisolas e brincos e aneis e tudo colorido e fluorescente... Irrita! Mas mais irritante ainda é ver os rapazes todos a ficarem caidinhos por elas, "porque está na moda". É como se andassem a nascer já programadas para se vestirem e agirem assim. Irrita mesmo!
A pessoa com quem eu estou neste momento está, felizmente, bastante longe desses "ideais" de "beleza" (sendo as aspas de "beleza" ainda maiores que as de "ideais"...). Mas não deixa, por isso, de ser uma rapariga lindíssima (em todos os sentidos!). Para mim, é perfeita! :)
Oh, and by the way... Foi "interesse à primeira vista" ;)

P.S. - Ainda bem que ela não anda muito pela blogosfera... Se ela lesse isto passava-se... E ia corar imenso, as usual... =P

Anónimo disse...

Antes de mais, bons olhos leiam o teu comentário por aqui, amigo João! Sê muito bem vindo! É sempre uma honra ter aqui o contributo de um "blogger" realmente bom, como o autor do Steadfast!
(e digo isto com toda a intenção, como fã incondicional do teu blogue)

Quanto ao teu comentário...:

Hum... Interessante ponto de vista...
Mas esse "interesse à primeira vista" deve surgir apenas após uma conversa, certo?! Pois até falares com alguém, é-te impossível sentir sequer que pode haver ali uma relação engraçada...
E isso pode ir para o campo da atracção... Uma "atracção intelectual", o que por sua vez, continua a não ser "amor", mas ninguém disse que atracção física o é...
Quanto ao facto de "gostares de raparigas feias", e dentro já da explicação que nos deste, sinto-me um pouco como tu... O que, ao contrário do que poderia ser normal, não faz com que tenha mais sucesso com as raparigas... Podia pensar-se, por haver "menos" rapazes interessados, uma vez estar fora dos padrões de beleza da nossa sociedade, que eu teria mais facilidade em conseguir o desejado sucesso... O que não se verifica...
Estranho,... e desesperante...
Enfim... Vidas!
Fica bem, amigo João!... E vê lá se dás mais pulinhos aqui ao Bullions!
Peace ;p

Bull disse...

Só queria dizer uma coisa(que resume o meu modo de pensar em relação a estas coisas):

"A beleza está nos olhos de quem a vê."

JoaoPedro disse...

;)
bem, vamos lá esclarecer uma coisa... lol quanto a isso do "eu só gosto de raparigas feias"... neste momento convém deixar isso ainda mais claro do que deixei anteriormente, por certas e determinadas razões which [trocadalho pirvo...] i won't explain now... ou seja: eu disse isso, mas de maneira nenhuma se aplica à minha situação actual, ok? understood? :P que não hajam confusões... :P
ora bem... quanto ao "interesse à primeira vista"... acho que não seria totalmente errado dividir isso em dois tipos de "interesse à primeira vista"... há aquele click quando começas a falar com uma pessoa, naturally... mas também há um click estranho, quando simplesmente vês uma pessoa! não é amor, não o pode ser, nem sequer paixão, não pode ser uma atracção intelectual porque nem sequer conhecemos a pessoa e pode até nem ser uma atracção física! simplesmente sentes um click... sentes que gostavas de conhecer essa pessoa...
"a beleza está nos olhos de quem a vê"... é verdade... a beleza (e, consequentemente, a perfeição) são muito subjectivas... disse isso no último post da Witch (agora sem trocadilho...), "I'm a barbie girl"... há pessoas que são perfeitas aos olhos de outras, mesmo que não o sejam para muitas outras pessoas!
i promise you this, my fellow bloggers: i'll be coming here more often... =) até à próxima!

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o Bull, " a belesa está nos olhos de quem a vê ", aliás diz um velho ditado que " quem o feio ama, bonito lhe parece " Quanto ao Lion gostar de miúdas feias é mentira pois toda a gente sabe que ele gosta de miúdas bem giras e de uma em especial que é bem bonita. O Amor á primeira vista acho que existe sim, pode realmente ser a tal atração física mas só depois de se conhecer melhor a pessoa é que esse amor se pode consilidar, bjs, Vitoria

Oásis disse...

Amor à primeira vista... humm... não sei bem. Existem duas componentes no Amor:a física e a psicológica. Normalmente,vem a primeira (embora, a internet tenha mudado um pouco a ordem das coisas)e só depois acontece a segunda, o tal "click", penso eu.
Fiquem bem.
Bjs

Alguém tão comum disse...

Hoje em dia o exterior conta mais do que nunca.nao existe rapariga que nao escolha somente pelo exterior.hoje em dia qualquer rapariga que namore,fa lo apenas porque se sente atraida fisicamente porque na maioria dos casos nao existe sequer amor...é apenas atracção...basicamente sao futeis lol e mais nao digo xD