quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Vamx wá fawar em Pitês!!!... Ou não!

Certamente já tiveram contacto com este idioma enquanto navegavam (diria "surfavam", mas não gosto de surfistas e quero marcar a minha posição) na nossa querida World Wide Web, mais conhecida como "net"!
Quem usa regularmente aquela que é a maior invenção desde o telefone (falo do Messenger), também já se deparou, certamente, com este tipo de diálogo, às vezes dando forma a apelidos (ou "nicks") extremamente originais...

Além disso, a par do Messenger, também o serviço de SMS das unidades móveis de fotografia, video, música,... ah, e comunicação (telemóveis) têm em comum a utilização de um tipo abreviado de escrita que está na base deste recente idioma, mais conhecido como "Pitês"!
Mas o Pitês vai muito além da abreviatura de palavras e corte descontrolado de vogais... Algo escrito em Pitês deve transmitir uma forma emocionada e infantil de comunicar!

Se falássemos em Pitês, a entoação seria algo próximo da voz que a minha irmã faz quando atende o telefone às amigas (Muito diferente do tom frio e autoritário que usa para mim...)!
Depois é só juntar, à voz de bebé de desenho animado, um defeito na língua...
Com isto obtemos uma saudação do género...: "Owáááá!!!!!!!!!"

Repararam no "W" no lugar do "L"?! Isto é quase obrigatório para quem escreve em puro Pitês!
Além disso, é também indispensável a utilização do "H" de uma forma completamente desprovida de lógica, enfiando-o logo atrás do último "A" de uma palavra! (Tipo...: "Oh, pah!!!")
Também o arrastamento de vogais e a pontuação sobrecarregada e excessiva são duas características importantes na escrita, neste idioma das GIK ("Girl In Pink"), mais conhecidas por "Pitas"!

A temática feminina das conversas pode ser, ou não, abordada de forma carinhosa, mas deve obrigatóriamente ser infantil! Se repararem, tanto na escrita como no Pitês falado, a entoação e o espírito adoptados são muito semelhantes ao já anteriormente usado por "papás", "mamãs" e "titios(as)" em comunicação com os seus bebés,... o "Bebéguês"!
Para verem melhores exemplos de frases no idioma da "Pitalândia", procurem em chats, ou melhor, no próprio Messenger, caso tenham contactos de humanóides femininos com idades compreendidas entre os 12 e os 17 ("Pitas"). Exemplificando, um "nick" bem fiel ao Pitês será algo como (estas frases são inventadas por mim com base no todo das frases de pitês que já li, e não fazem referência a nenhuma obra ou autora em especial...):

"Tô co coaxãoxinho patido!!!" - Também pode usar entre 3 a 9 símbolos que representem o que diz, nomeadamente corações partidos, falando em locais como o Messenger; - "(...)Anitah, P@r@bns!!!! Dr-t mtuh MIGAH!!!!!" - Como repararam há um realce da expressão "migah" (amiga) através do uso excessivo e despropositado de maiúsculas. Além dos cortes de vogais também podemos ver aqui a utilização de alguns símbolos, nomeadamente a "arroba" (@) para as substituir...
Traduzidas, estas frases serão algo como: "Estou com o coraçãozito partido!" (...) "Anita (ou Ana), parabéns! Adoro-te muito, amiga!"
O fenómeno do "Pitês" pode ter começado com a nessecidade de uma maior facilidade e rapidez em escrever nos chats e nas mensagens de telemóvel (o que é perfeitamente concebível), mas evoluiu para este novo idioma, por vezes imperceptível, graças à mentalidade ainda infantil destas jovens portuguesas (as "pitas")! Talvez a parecença com o "Bebéguês" seja a prova mais flagrante deste facto.
Em relação ao Pitês, é tudo... Por favor, comentem! (Mas em Português!)

"Fikem bm, maltahh!!!... E prtm-s mal!!!!!"
(Fiquem bem, malta!... E portem-se mal!)
Peace ;p

P.S.: Para perceberem melhor o Pitês, visitem o Tradutor de Pitês para Português!

6 comentários:

Anónimo disse...

owaaaaah xDD LOL

bem agora a serio...

ola!! lol
bem, gostei imenso deste post...serio que gostei :P

até conseguiste por-me a rir para o pc, feita parva x'D

enfim...

mas tenho de referir que faltam algumas caracteristicas das tao chamadas "pitas", no que se refere a nicks no messenger!! LOL

uma delas, sao as tao lindas, irritantes, e berrantes cores, que nos fazem doer os olhos so de olhar...impedindo-nos de ter uma conversa com mais de 5segundos com essa pessoa!!

a segunda 'e o facto dessas meninas muito simpaticas, terem uma paciencia que eu admiro, e escrevem de uma maneira que irrita bastante...
(Exmp: OwA, tAsS bOoAh? )

e a terceira caracteristica, 'e que essas meninas nao se contentam so' com uma letra no fim da palavra, entao metem muitas iguais xD (Expm: owaa; td bemm; eu txi amuuu;...)


tipo, quem tiver o msn live pode experimentar por isto como nick...e verem quantas pessoas falam com voces mais de 5segundos...

" /name [c=38](R) bEbExInHaAaH (R)[/c] [c=33]eX tUdUu pA eU pAiXaOxInHaAh!! Eu TxI aMuUuU mTaUu[/c] (L) "

e quem tem o "previlegio" de conviver com elas, pessoalmente...'e capaz de reparar na suas maneiras de se vestirem e dos 5kilos de batume que metem na cara, so' para impressionar o "tal" rapaz que "olhou" para elas, quando elas iam pa casa de banho da escola...!!!

enfim, acho que essa especie 'e simpatica sim, mas pronto :s abusa um bocadinho da sua sorte!! porque qualquer dia eu passo-me, serio que me passo, e nem sei o que lhes faço!!! sao irritantes...!

o vosso blog ta excelente mesmo!!

continuem ok?! xD

beijao e fiquem bem

Anónimo disse...

Olá!

Olhem eu adorei este vosso pequeno GRANDE texto sobre esta peculiar linguagem...que paciência que vocês devem ter!

Também li o comentário da "Sara" e em algumas coisas estou de acordo como, por exemplo, a irritação que dá ouvir falar pitês e escrever...já tive nessa fase de escerver com letras maiúsculas no meio de uma palavra e n gostei de todo!!! É horrível..

Mas em algumas coisas eu discordo: não acredito que as miúdas ponham carradas de "batume" para impressionar um rapaz. Eu, pelo menos, nunca pus mesmo que quisesse chamar a atenção de alguém...

E também não acho que elas devem ser assim tão irritantes. Podem, e devem ser boas pessoas, apesar de "amalucarem" um bocado ás vezes...eu sou irmã de um conhecido vosso e ele também me chama de pita portanto...=S

Mas ás vezes vejo pessoas piores e mais irritantes que as pitas a conviverem comigo, portanto não há-de ser por isso que as vamos considerar muito más...

No entanto gostei muito do comentário e do resto do blog! Continuem assim e parabéns pelo aniversário do blog!

Anónimo disse...

Olá Lion! a mim n me conheces n =P...mas eu tnh a impressao k t conheço!
dix o teu nome num próximo comment k faxas. Tnh a cetexa k sabes kem sou ;).

bjinhux aos "bullions"*

fikem bm

Anónimo disse...

pronto ok o meu irmao insistiu XD! sou a irma do Pedro André, vosso ex-colega, sabem? tu deves.me ter visto á chegada de Porto Covo, quando foram recebidos pelos pais... eu tava lá, embora se calhar n me tenhas vistu né? =S

bjinhux**
fkem bem!

Anónimo disse...

Olá!

Eu sou amiga da Inês e do irmão e achei este post o ma'ximo. Mesmo!

A nossa escola esta' inundada dessas pitas...Cheguei ao extremo de ver um grupinho de 4 meninas a ouvirem ra'dio pelo telemo'vel e a mandarem vir com a Mega FM por não darem a mu'sica da Floribella (ou Luci, como elas lhe chamam x)
Acho uma vergonha um pai's em que isto acontece (não o caso da ra'dio, mas o das pitas!)
Acho que, para ja', devia ser incrementada uma proibição a menores de 12 anos de navegar no mundo ciberne'tico xD
E depois, banir tudo o que seja coisa de pita da nossa televisão.
Sim, pq eu passei por isso e e' uma das piores fases que se pode ter. E a minha foi longa. xP

Bem...parabe'ns pelo blog, continuem assim que vão ter muito sucesso! Para ale'm da Ines, que me recomendou vivamente o blog, ganharam mais uma fã!

Anónimo disse...

Ola' :)

Apeteceu-me voltar a comentar este post pq acho q e' sem du'vida o melhor.

Pitaz rullam xD[ou não]

Então qer dizer q ha' qq coisinha nova em Janeiroo?

Ca' estaremos para ver e comentar.
Sabem, eu e a Ines ate' ja' estamos a pensar em formar um clube de fanz para os "Bullions"!

Ou, se preferirem, um para o Bull e outro para o Lion. Bem, esqeçam la' isso, ia dar muito trabalho fazer um para cada xD

Fiqemo-nos pelo clube de fanz colectivo.

Bem, beijinhos e continuem a fazer um o'ptimo trabalho, como ate' aqi.

*