Que orgulho, o primeiro post de 2006 tem assinatura leonina!
(nada a ver com o leão de Alvalade, atenção! Sou benfiquista convicto...)
Então, caros leitores, gostaram da prenda que os tios Lion e Bull ofereceram?! Espero que sim. E não se esqueçam, este mês há Bullionete Janeiro!
Bom, mas eu estou aqui é para falar desta viragem do ano.
Desde já, confesso que fiquei bastante desapontado com a programação da TV para este reveillon!
Não tanto com a da TVI, com os seus “recrutas”, pois eu já esperava que não prestasse para nada (se eu quisesse passar a noite a ver palhaços, ia ao circo), mas com a da SIC, principalmente, que, embora nos tenha dado música durante a noite toda, só puseram música a sério depois da meia-noite, com os Xutos e Pontapés. Até lá, a única coisa que ia salvando as pessoas de adormecer antes da hora H era a apresentação do programa com uma pequena amostra do humor genial do grande (literalmente) Bruno Nogueira e a beleza inconfundível da linda, Soraia Chaves! (apesar de tudo, temos de admitir que é linda, er... e não só...)
A única que escapou, e com uma fórmula imbatível, chamada “Fernando Pereira”, foi mesmo a RTP1 à qual dou, desde já, os meus parabéns pelo programa de reveillon.
Agora, e na sequência duma coisa que me chocou, o vosso Lion vai, pela primeira vez na (looongaaa) história do blog Bullions, falar a sério:
Durante a festa, os repórteres da SIC, espalhados pelo país, foram perguntando às pessoas quais os seus desejos para 2006. E era uma constante virem com uma resposta do estilo: “Que Portugal seja Campeão do Mundo”!
Pois bem, caros portugueses, especialmente quem pensa assim, VOCÊS PÕEM MESMO O SUCESSO DA SELECÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL EM PRIMEIRO LUGAR?!?!?!...
Quem me conhece sabe, perfeitamente, que adoro futebol. E acho que devemos apoiar a selecção, e o nosso clube favorito, mas no que toca ao que realmente importa a Portugal, não seria idiota ao ponto de desejar em primeiro lugar um mero RESULTADO DESPORTIVO!
Respondam-me com sinceridade: Acham que uma vitória no Campeonato do Mundo de Futebol da selecção nacional vai trazer desenvolvimento ao país?! Vai trazer estabilidade à economia portuguesa?! Vai trazer qualidade de vida aos portugueses?!
Eu respondo por vocês: ACHO QUE NÃO!!!
Meus caros compatriotas, é claro que gostaria, como português, de ver a selecção das quinas levantar o caneco em 2006, ou qualquer representante nacional em qualquer desporto, ou até o meu adorado Benfica, na Champions League!... mas não é isso que mais falta faz a Portugal neste momento! Não é o desporto, muito menos o futebol, que nos dá de comer, ou leva o país para a frente...
E numa ocasião como o inicio de um novo ano, os portugueses têm de parar para pensar a sério na nossa situação (que não é nada boa), e esclarecer-se quanto às suas prioridades!
Quanto a mim, o que quero para 2006 é que, com a ajuda do novo presidente da república, independentemente de quem seja escolhido, o país consiga tomar um rumo decente. Que o povo português acabe com o chico-espertismo, a falta de civismo e de ética que o caracteriza!
(Não se iludam, o Português, lá fora não é visto como hospitaleiro, é visto como aquilo que realmente é: vigarista, chico-esperto, mau condutor, sem cultura nem ética!)
O meu desejo para 2006 é que isso comece a mudar.
Que o povo português pare de se queixar e de enganar, com artimanhas e truques, os outros, os sistemas legais e até as empresas que nos servem.
Que o automobilista português deixe de ser irresponsável e assassino (um automobilista que vê no acto de pôr o cinto, uma forma de não apanhar multa!), e que as estradas portuguesas deixem de ser vistas como autênticos caminhos da morte, e passem a ser vias de comunicação e locomoção civilizadas.
Em suma, quero para 2006, que Portugal abra os olhos, e veja o que realmente importa! Que o povo português pare de sonhar veja a pobre realidade que temos de alterar por nós próprios!
Que o povo português comece a trabalhar em vez de se queixar e fazer trafulhices!
E que se perceba, de uma vez por todas, que o Estado não é o governo, a responsabilidade do país andar para a frente não é só desses homens e mulheres que foram por nós eleitos,... o Estado somos todos nós! E a responsabilidade é nossa!
Portugal, como país, não é formado por um governo, ou por onze atletas em campo...
Portugal não é a selecção! O Hino Nacional, "A Portuguesa" , não é um cântico desportivo! É um símbolo que nos pertence a todos!
Portugal somos nós! Portugal é o povo! E para Portugal andar para a frente, nós é que temos de trabalhar, nós é que temos de nos esforçar!
Não é o turismo, ou as taças de futebol, ou um D. Sebastião que vai levantar o país, somos nós que temos de o fazer!
O meu desejo para 2006, é que esse abrir de olhos, e esse esforço sério comece para que, quanto antes, todos nos possamos, finalmente, orgulhar de Portugal!
Agora, segunda tentativa...:
Qual é o vosso desejo para 2006?
Pensem nisso, e fiquem bem, malta!... Portem-se mal!...
Peace ;p